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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25223
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Título: | Uma ferramenta computacional para regulação social do discente |
Autor(es): | CARVALHO, Rosângela Saraiva |
Palavras-chave: | Ciência da computação; Interação homem - computador |
Data do documento: | 14-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Nota-se certa preocupação em encontrar soluções que apoiem a aprendizagem mediante os desafios da introdução das novas tecnologias no contexto escolar. Tais pesquisas buscam definir e combinar novos padrões de ensino, tecnologias móveis e ferramentas de software de modo a contribuir para a aprendizagem. Considerando o exposto, a revisão da literatura acerca do acompanhamento individual do discente indica que apesar da existência de diversas ferramentas de avaliação e de acompanhamento do discente, observa-se uma lacuna quanto à comunicação docente-discente no que tange à regulação social e ao acompanhamento individual. Note-se que a regulação social geralmente é usada para explicar o fenômeno da participação em atividades de aprendizagem, sua dinâmica e natureza relacional. Assim, o problema tratado nesta pesquisa refere-se à dificuldade de o docente realizar de forma efetiva o acompanhamento individual do discente em etapa posterior à apresentação do objeto epistêmico, bem como o impacto desse acompanhamento sobre o fenômeno da aprendizagem. Desta forma, o objetivo geral desta tese é verificar se o fenômeno da regulação social em ferramenta computacional apoiado por uma abordagem de acompanhamento Individual do discente torna efetivo o processo de acompanhamento individual e de interação entre o docente e o discente. Para tanto, a abordagem de acompanhamento individual do discente foi elaborada a partir da revisão da literatura e implementada na ferramenta Cadmo. Assim, o método de pesquisa adotado para avaliar a aceitação da referida abordagem, bem como da ferramenta implementada, é um estudo de caso, cujos procedimentos seguiram o processo da Grounded Theory. Foram realizados 2 estudos de caso que incluiram as modalidades de ensino presencial e a distância no ensino superior. A análise dos resultados obtidos foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria da Atividade e na Grounded Theory. Os resultados indicam que a ferramenta computacional Cadmo foi bem aceita pelos docentes e discentes participantes, podendo estimular a regulação social entre o docente e o discente, reduzindo a dificuldade de acompanhamento do discente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25223 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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